Aula no Mestrado em Ciências da Religião / UFS

http://protestantismoemsergipe.blogspot.com.br/

No dia 17 de maio fui gratificado em compartilhar conhecimentos com colegas pesquisadores do Mestrado em Ciências da Religião da UFS. Os alunos gentilmente me ouviram falar sobre o PROTESTANTISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, a convite da Dra. Marina Correa, titular da disciplina. A proposta da Dra. Marina para essa disciplina é mediar exposições de representantes dos diversos elementos componentes do Campo Religioso Brasileiro (CRB). Na oportunidade, os alunos ouvem as características distintivas de cada aspecto do CRB, tiram dúvidas e fortalecem suas análises, o que lhe será útil na produção de suas pesquisas específicas até a conclusão do curso, além do aprendizado que ficará para a carreira acadêmica.

Em minha aula, apresentei elementos distintivos do protestantismo quando do seu nascimento na Europa, a expansão até a América e, finalmente, a chegada ao Brasil. No Brasil, lembramos as tentativas de inserção protestante com a França Antártica e o período do Brasil Holandês. A seguir, descorri sobre como se caracterizavam o protestantismo de imigração e protestantismo de missão, e quais os métodos utilizados para a expansão protestante no Brasil a partir da segunda metade do séc. XIX.

Por fim, enfatizei as características da implantação do protestantismo em Sergipe como microcosmo para o entendimento da expansão nacional, visto que em ambas situações é grande a semelhança de métodos.

No syllabus desta página está expressa a EMENTA proposta para essa aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *