CONVITE: Lançamento do livro NEFESH PEREGRINA

Lançamento do livro Nefesh Peregrina: Transmigrações e rotas judaicas.
Dia 21.02.2018 (quarta-feira)
Local: Auditório da ADUFS (Universidade Federal de Sergipe, campus S. Cristóvão)
Horário: 19 horas

PROGRAMAÇÃO:
Música Sefardita: Vanessa Góes; Juliana Góes; Marcus Vinícios e Pedro.
Conversa com os autores;
Debate;
Coffebreak;
Autógrafos.

Este livro reúne 9 artigos dos membros do GPDAS (Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas) ao qual estou vinculado na UFS.

O evento é referente ao lançamento oficial da obra. Nessa noite cada um dos autores terá uma breve palavra. Este que vos escreve também falará (ordem do índice rsrsrs).

Leia a Sinopse que apresenta a obra, escrita pelo organizador, Prof. Dr. Marcos Silva: “Nefesh” é o primeiro nível da alma-consciência, segundo a interpretação cabalística. Diz respeito às necessidades básicas de sobrevivência. Assim, é uma metáfora adequada para significar a “civilização de diáspora” que os judeus formaram: os judeus, no caso específico dos estudos aqui apresentados, judeus Sefarditas, possuem uma “nefesh peregrina” em sua essência.
Os textos que você terá o privilégio de ler nesse livro são o fruto das atividades de investigações, orientações, debates, reuniões acadêmicas, diálogos ricos e instigantes que caracterizam a vivência dos que participam do Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas (GPDAS), devidamente credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), pela Universidade Federal de Sergipe. A obra contribui de forma inovadora para a compreensão da história da diáspora dos Sefarditas conversos judaizantes. Conceitos da historiografia judaica ainda não aplicados pelos estudiosos no Brasil são introduzidos e, sobretudo, iluminam ainda mais a importância da Cabala na guerra cultural multissecular dos sefarditas contra o etnocídio intentado pelo integralismo Católico Apostólico Romano. No momento em que significativa parcela da população brasileira redescobre sua ancestralidade judaico sefardita, recalcada pelo imperativo da sobrevivência, o GPDAS cumpre seu papel social de iluminar com novas abordagens essa história intrigante.

Minha contribuição na obra tratou do tema A Consciência Histórico-Religiosa dos Sefarditas na Experiência de Judá Abravanel (Leão Hebreu) em sua Errância de Ser-em-Exílio. Investiguei a vida do autor de Os Diálogos de Amor a partir de um princípio de identificação com as experiências dos judeus sefarditas. Afinal, como disse João Vila-Chã, seu biógrafo, “o destino pessoal de Leão Hebreu interessa-nos […] como http://dialogo-abravanel.blogspot.com.br/expressão do destino e do sofrimento do povo judeu.”

Cada exemplar do livro será vendido a R$ 35,00 (o preço da editora, sem frete). O arrecadado, além de cobrir o custo desta edição (que ainda não está totalmente paga), apoiará o grupo de pesquisa para as próximas publicações desejadas.

Caso não possa ir ao evento, mas deseje apoiar o GPDAS adquirindo livro, comunique-me [ EMAIL: contato@gagomes.com ] que separaremos um exemplar a preço de custo. Se preferir, adquira diretamente com a Editora CRV.

Se estiver lá, será um prazer abraçá-lo.

AD ASTRA PER ASPERA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *