Nas ciências humanas, o fruto dos esforços do pesquisador é, por excelência, o texto que se coloca à divulgação pública para leitura e análise dos pares.
Em fins de abril/22 tive a satisfação de ver mais um artigo publicado. Chamou-se Sons em Performance na kallipolis: Conteúdo e forma da arte poética na República de Platão (Pl. Rep 376d-398b). O objetivo do texto é considerar o modo como Sócrates na República seleciona e restringe as obras que seriam usadas na educação dos guardiões com o fim de conduzir a paideia mais apropriada na construção de uma cidade justa. Espelhando a intenção de Platão, autor da obra, Sócrates modela uma cidade onde só seria permitido o exercício da arte poética que estivesse fundamentada em conteúdo e forma aceitáveis ao seu projeto político.
Resultante dos estudos com o Prof. Dr. Marcus Mota no segundo semestre de 2021, o artigo foi publicado no periódico acadêmico DRAMATURGIAS, Revista do Laboratório de Dramaturgia (LADI) da Universidade de Brasília (UnB). Para mais dados bibliográficos do texto, vide a seção de artigos publicados em meu CURRÍCULO.
ex uno omnia