Páginas Passadas

A iniciativa deste site não é recente; antes, um amadurecimento de outras abordagens expressas em algumas páginas passadas. Elas não foram esquecidas. É possível que volte a escrever lá uma ou outra coisa, sobretudo se surgirem temas que não se relacionem diretamente com o objetivo primeiro deste site. Ei-las:

SERgipano

O blog SERgipano nasceu como expressão de minha alegria em ser filho desta terra! No correr dos anos expressei minha ótica como alguém que lê o mundo a partir desse abençoado pedação de chão, estrategicamente situado entre a Bahia, as Alagoas e o vasto mar. Quem é daqui entende!

DOOYbrasil

Como o próprio subtítulo expressa, essa página foi construída com o objetivo de apresentar a “Filosofia da Idéia Cosmonômica em versão tupiniquim”. A grafia do tritongo final denuncia que fora criada há bastante tempo. Desde 2005 que tenho contato com o pensamento do jurista e filósofo holandês Herman Dooyeweerd, fruto de disciplina no mestrado em teologia filosófica iniciado no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (um dos muitos benefícios de Deus para minha alma!). Como podem ver, nem todas minhas reflexões sobre a obra de Dooyeweerd formam expressas ali. Desejo atualizar essas análises.

EM DIÁLOGO COM JUDÁ ABRAVANEL (LEÃO HEBREU)

Ali comecei a fazer um reaproveitamento dos materiais coletados durante a pesquisa para produção da dissertação do mestrado sobre a Teoria de Amor desse judeu sefardita do séc. XVI . Às vezes, surgem bons pratos com as sobras da última refeição (rsrs). Até porque a pesquisa sempre exige um corte metodológico que não permite utilizar tudo que encontramos no correr das leituras e observações.

PROTESTANTISMO EM SERGIPE

Outro tema de meu interesse de pesquisa é a inserção e consolidação dos protestantes em Sergipe, destacadamente os presbiterianos e reformados holandeses. São questionamentos surgidos no período em que residi em São Paulo (quem está de fora, vê melhor o jogo. É o que dizem.) Notei a ausência de uma bibliografia específica. Iniciei as pesquisas nos anos seguintes e isto resultou num projeto de publicação do livro  “História do Presbiterianismo em Sergipe: da missão à plantação dos primeiros campos” (texto no prelo). Essa página objetivava expor alguns elementos da pesquisa.

JORNAIS ANTIGOS DE SERGIPE

Quem já se meteu em algum arquivo de jornais, revistas e livros de registro sabe como é interessante reler notas, notícias, manchetes e atas antigas. Um outro mundo se abre, verdadeiro túnel do tempo. Neste túnel, questões pitorescas vêm à tona. A vontade que dá é de compartilhar esses registros, testemunhar o impacto delas nos leitores atuais. Deixar que eles se reconheçam em seu próprio passado empoeirado até então. Essa página resulta do desejo de rever a história de Sergipe. Muito do que coletei (quase nada ainda foi a público) está relacionado com a pesquisa sobre o protestantismo em Sergipe. Essa iniciativa conta com uma página no facebook, esmerando-me numa página similar que trabalha com os Jornais Antigos do Rio de Janeiro.