Palestra no III Encontro Internacional de Budo

No último dia 17 tive a grata satisfação de usar a palavra no III Encontro Internacional de Budo. O convite gentil me foi feito pelo mestre Luciano Larré, em nome do Centro Cultural Georges Stobbaerts (CCBS) – Dojo Aracaju.  Na oportunidade ocorreu o lançamento do livro Bhagavad Gita de Viyasa: o evangelho da vida heroica (2018, 310p.), publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), em Recife.

O livro em questão é o trabalho reflexivo do mestre Georges Stobbaerts, pensador de grande erudição e benemérito pela causa do Aikido em Portugal, onde desenvolveu uma nova reflexão desta respeitada arte oriental. Tendo em mente a proposta trazida no Bhagavad Gita: “Como parar a violência face a um conflito”, Stobbartes desenvolveu o Tenchi Tessen (Sopro de Terra-Céu), que vem a ser “uma arte do movimento altamente simbólica onde o leque substituiu o sabre”,  informa o sítio do CCGS.

Meu chamamento nessa agradável noite foi para compor uma das etapas na programação do III Encontro Internacional de Budo, que ocorreu de 17 a 19 de agosto. Entre outras atividades do encontro aconteceram oficinas de treinamento em Aikido e Tenchi Tessen, ministradas pelos serenos Paulo Nunes (Recife), Pedro Girão (Portugal), Ana Oliveira (Portugal) e Luciano Larré (Aracaju).

 

A mim me coube nesta noite de lançamento editorial expressar aos convidados a proposta do livro de Georges Stobbaerts, escrito como comentário ao Bhagavad Gita. Nas palavras do autor: “compreendi que o pensamento indiano tem como fundamento os seus numerosos textos sagrados. A Gita contém a essência da filosofia Vedanta, exposta nas questões e respostas entre Krishna e Arjuna. Este longo poema é considerado a Bíblia da Índia.” (STOBBARTES, 2018, p.15)

Após a exposição sobre o livro, acompanhamos uma amostra do trabalho de yoga também ministrado no Dojo Aracaju. À mesa, junto conosco, Salomão Santana, outro mestre no saber filosófico.

A noite se concluiu com uma proveitosa recepção providenciada pela organização do evento.

Fonte das imagens: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1891358754274122&id=100002000464539

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *