No dia 07 de novembro de 2018 participei da V Semana Acadêmica da UFS, realizada no campus São Cristóvão. Entre a vasta programação desenvolvida por alunos e docentes, tive o privilegio de compartilhar o minicurso Platão leu Moisés: influências da teologia mosaica na filosofia platônica, segundo Judá Abravanel (Leão Hebreu). A temática proposta objetivou tratar de um aspecto de minha pesquisa sobre este celebrado filósofo judeu da Renascença.
Em sua obra Diálogos de Amor, Leão Hebreu apresenta uma reflexão de singular importância: as obras filosóficas de Platão, sobretudo Timeu e O Banquete, quando lidas sob a ótica da mística cabalística, demonstram que a filosofia platônica está fortemente influenciada pela teologia judaica, conforme a sabedoria expressa nos livros de Moisés.
Na aula desenvolvida também consideramos que Leao Hebreu nao foi o primeiro pensador a propor influencias das Escrituras do Antigo Testamento na filosofia de Platao. No entanto, em Diálogos de Amor, seu autor apresentou forte argumentação, tudo considerado sob a ótica da sabedoria mosaica e da Cabalah.
O syllabus do minicurso pode ser conferido neste link.
OMNIA EX UNO